Inscrições abertas para o Curso de Produção de Vídeo com Smartphone

Estudantes da Faculdade de Comunicação (Facom), do B.I. em Artes com área de concentração em Cinema e Audiovisual e dos demais cursos da UFBA podem se inscrever até o dia 28/04 (domingo) para o Curso de Produção de Vídeo com Smartphone. A atividade complementar acontece a partir do dia 3/05, nas cinco sextas-feiras do mês, das 14h às 18h, na Facom. O curso é ministrado por Cadu Oliveira, editor de vídeo do Laboratório de Audiovisual (LabAV). Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link.

O curso aborda os principais conceitos e técnicas envolvidos na produção de vídeo com smartphones, por meio de exposições das principais especificidades da linguagem audiovisual e do mobile video, de demonstrações de uso de equipamentos e aplicativos, além da realização de exercícios e tarefas práticas. A atividade é estruturada em cinco módulos: Linguagens e Processos do Mobile Video, Roteiros e Narrativas Audiovisuais, Gravação, Edição e Compartilhamento.

Serão realizados exercícios em sala e atividades de campo nos intervalos entre os encontros presenciais. Como produto final, um projeto de vídeo autoral de até 5 minutos deverá ser roteirizarado, gravado e editado pelo participante. A culminância do curso será a exibição coletiva dos vídeos, seguida de avaliação final. Aqueles que obtiverem aproveitamento de 75% (conforme atividades pontuadas) e frequência mínima em quatro encontros receberão declaração de participação em atividade complementar de 20 horas.

Das vagas

As 20 vagas serão ocupadas pelos estudantes de Comunicação (7), Cinema e Audiovisual (7) e demais cursos da UFBA (6), mas poderão ser redistribuídas para contemplar o maior número de interessados. A seleção será feita mediante análise da relevância do curso para sua área de formação, justificada no formulário de inscrição. O resultado será divulgado no dia 29 de abril de 2019 (segunda-feira), na página do LabAV no Facebook (fb.com/labavfacom) e por e-mail aos candidatos.

Dos requisitos 

Os candidatos deverão ter habilidade básica no manuseio de smartphones, conhecimento mínimo de gravação de vídeo (com celular, câmera digital, DSLR etc) e familiaridade com instalação e uso de aplicativos. Além disso, deverão utilizar seus próprios smartphones, com sistema operacional Android (versão 4.1 ou superior), além de acessórios pessoais como carregador e cabo USB. Recomenda-se que o dispositivo tenha acesso à rede de dados 3G/4G, conexão Wi-Fi e memória de armazenamento disponível (interna ou em cartão microSD) de, pelo menos, 8GB.

SERVIÇO

O quê: Curso de Produção de Vídeo com Smartphone, com Cadu Oliveira (editor de vídeo do LabAV/FACOM/UFBA)

Quando: 3, 10, 17, 24 e 31 de maio de 2019 (todas as sextas-feiras do mês), das 14h às 18h

Onde: Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA), Sala 6A (1° andar), Campus Ondina, Salvador/BA

Valor: Gratuito

Inscrições: Até 28 de abril de 2019, através de preenchimento do formulário disponível em https://forms.gle/qPeEqTYhwGixi6Ny9. Vagas limitadas. Resultado das inscrições: 29 de abril de 2019, através da página do LabAV no Facebook (fb.com/labavfacom) e de e-mail aos candidatos

Realização: Laboratório de Audiovisual (LabAV/FACOM/UFBA)

INFORMAÇÕES: 71 3283-6194 | labavfacomufba@gmail.com | fb.com/labavfacom