Professor da UFS ministra aula aberta sobre Inteligência jornalística, qualidade, inovação e tecnologia

Publicado em: 03-04-2019

Na quinta-feira, 11/04, o prof. Josenildo Guerra, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), ministrará aula aberta no PósCom com o tema "Inteligência jornalística, qualidade, inovação e tecnologia". A aula acontecerá na sala 11 da Facom, a partir das 14h.

O professor é especialista em gestão da qualidade editorial e instrumentos de accountability em jornalismo, construindo interfaces com as áreas de tecnologias de informação e gestão do conhecimento. 

A realização da aula é viabilizada por meio da Cooperação científica interinstitucional para o estudo das transformações em processos e produtos comunicacionais decorrentes da expansão das tecnologias digitais, convergências de mídia e contextos de regionalização. Do projeto, participam as instituições UFS (Sergipe), UFRGS (Rio Grande do Sul) e UFBA (Bahia). A coordenação geral do programa é de Carlos Eduardo Franciscato (UFS). Na UFBA, a coordenação é da profa. Suzana Barbosa.

Abaixo, a ementa da aula e as leituras sugeridas para discussão.

“Inteligência jornalística”, qualidade, inovação e tecnologia

Não raro, a discussão sobre “inovação” em jornalismo se associa diretamente à “tecnologia”. Na perspectiva aqui proposta, sugere-se que, para se pensar a inovação em gestão editorial, processos e produtos jornalísticos, é preciso o desenvolvimento de uma “inteligência jornalística” capaz de gerar novas dinâmicas de gestão, de processos e, consequentemente, de produtos. Por “inteligência jornalística” deve-se entender o aprimoramento e a inovação conceitual, que contribua para o desenvolvimento de métodos jornalísticos mais sofisticados (com fundamento teórico, rigor processual e resultados mensuráveis). “Inteligência jornalística” e pesquisa aplicada em jornalismo. Qualidade e inovação. Tecnologia e Jornalismo (JDBD): possibilidades oferecidas; possibilidades a serem exploradas. O caso do Qualijor: sistema de apoio à produção jornalística.

Leituras recomendadas

GUERRA, Josenildo Luiz. Qualijor - Sistema de Gestão da Produção Jornalística orientado para a qualidade editorial: pesquisa aplicada e de desenvolvimento experimental em jornalismo. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - E-Compós (Brasília), v. 19, 2016b. (1-26). Disponível em: http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1291 Acesso em: 13 set. 2017.

GUERRA, Josenildo L., VIEIRA, Lucas S. Qualijor - Sistema de Gestão da Produção Jornalística: conceito e testes de funcionalidade para fins de avaliação de qualidade editorial. In.: FRANCISCATO, Carlos E., GUERRA, Josenildo L, FRANÇA, Lílian C. M. Jornalismo e tecnologias digitais: produção, qualidade e participação. São Cristóvão: Editora UFS, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/37256256/Jornalismo_e_Tecnologias_Digitais_produ%C3%A7%C3%A3o_qualidade_e_participa%C3%A7%C3%A3o

GUERRA, Josenildo L. Bases conceituais para um sistema informatizado de gestão da produção jornalística com foco na qualidade editorial. In.: FRANCISCATO, Carlos E., GUERRA, Josenildo L, FRANÇA, Lílian C. M. Jornalismo e tecnologias digitais: produção, qualidade e participação. São Cristóvão: Editora UFS, 2015. Disponível em: https://www.academia.edu/37256256/Jornalismo_e_Tecnologias_Digitais_produ%C3%A7%C3%A3o_qualidade_e_participa%C3%A7%C3%A3o


Serviço
O quê: Aula aberta “Inteligência jornalística”, qualidade, inovação e tecnologia
Quando: 11 de abril de 2019, às 14h
Onde: Sala 11 da Facom
Acesso: Livre para todos os interessados.

Projeto Feito à Facom

Na estreia do Projeto “Feito à FACOM”, Gonçalo retorna à faculdade para falar sobre “Jornalismo Biográfico” e para uma conversa com estudantes, professores e profissionais sobre a sua carreira

A cobertura do Suicídio pela Imprensa

O evento terá como palestrante a professora Malu Fontes (Facom) e como debatedores os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019