3ª edição do COMDIS acontece em março na Facom

Publicado em: 07-03-2019

Evento de pós-graduandos da área comunicacional garante a discussão de temas essenciais do campo e workshops gratuitos

Entre os dias 11 e 15 de março acontece a terceira edição do Seminário de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), no auditório da Faculdade de Comunicação. A entrada é gratuita e basta chegar no local para assistir. Com 30 apresentações e dois workshops, o evento traz mestrandos e doutorandos da UFBA, que estudam o campo comunicacional em diversos aspectos como o jornalismo, as novas tecnologias, relações políticas, sociais e/ou econômicas da sociedade contemporânea, relações do audiovisual etc.

O evento começa com uma mesa de abertura, às 13h, no dia 11 de março. Nela estarão presentes Suzana Barbosa, diretora da FACOM/UFBA, Lia Seixas, professora integrante da coordenação do PósCom, e dois estudantes do Programa. De acordo com Dilvan Azevedo, representante discente do doutorado, a comissão organizadora do COMDIS procura construir um ambiente seguro para que exista troca de conhecimento e debate acadêmico. Além disso, este é um espaço para recepcionar os calouros do mestrado e doutorado da área, que podem chegar com muitas dúvidas sobre como começar e quais caminhos percorrer durante o processo de pesquisa.

Ainda na segunda, as doutoras Maíra Bianchini e Valéria Vilas Bôas, egressas do Programa, irão narrar suas experiências durante os anos que desenvolveram suas pesquisas dentro do PósCom. O objetivo é que as pesquisadoras façam relatos e respondam questões da plateia, a fim de elucidar possíveis dúvidas e preocupações de alunos que estejam começando ou desenvolvendo seus trabalhos.

Esta rede de troca de conhecimento vem ajudando e fomentando o aprendizado de muitos estudantes. O doutorando Genilson Alves comenta que participa do terceiro ano do COMDIS, inserido na comissão organizadora, porque já esteve na edição anterior e encontrou bons resultados. Alves apresentou os encaminhamentos da sua dissertação, em 2018, e a ação foi de grande ajuda para a sua trajetória: “Analisamos nossas propostas e caminhos por diferentes perspectivas, que contribuem bastante para a gente”.

A partir destas mesas, a programação segue com seis apresentações diárias. Com distintos assuntos, mas com eixos temáticos, as exposições são sempre das 14h às 18h, com um intervalo a cada três pesquisadores. Já os workshops acontecem pela manhã, entre 8h e 12h, também na Faculdade de Comunicação da UFBA. “É possível ganhar tempo e eficiência na pesquisa, através de organização dos metadados das referências”, explica o mestre Alexandro Mota, que traz, no dia 13, a Oficina de Exploração e Gerenciamento de Bibliografia. Na quinta, 14, a doutora Isabele Mitozo aborda a Introdução à Metodologia Quantitativa para a Pesquisa em Comunicação. Ambos os cursos ocorrem no Auditório do CEADD.

Ao final do COMDIS serão oferecidos certificados de participação, a partir do cumprimento de 30h, no mínimo. Para saber maiores informações, acesse a página do Facebook do Seminário: www.facebook.com/comdis

Veja aqui a programação completa.

Projeto Feito à Facom

Na estreia do Projeto “Feito à FACOM”, Gonçalo retorna à faculdade para falar sobre “Jornalismo Biográfico” e para uma conversa com estudantes, professores e profissionais sobre a sua carreira

A cobertura do Suicídio pela Imprensa

O evento terá como palestrante a professora Malu Fontes (Facom) e como debatedores os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019