3ª edição do COMDIS acontece em março na Facom

Evento de pós-graduandos da área comunicacional garante a discussão de temas essenciais do campo e workshops gratuitos

Entre os dias 11 e 15 de março acontece a terceira edição do Seminário de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), no auditório da Faculdade de Comunicação. A entrada é gratuita e basta chegar no local para assistir. Com 30 apresentações e dois workshops, o evento traz mestrandos e doutorandos da UFBA, que estudam o campo comunicacional em diversos aspectos como o jornalismo, as novas tecnologias, relações políticas, sociais e/ou econômicas da sociedade contemporânea, relações do audiovisual etc.

O evento começa com uma mesa de abertura, às 13h, no dia 11 de março. Nela estarão presentes Suzana Barbosa, diretora da FACOM/UFBA, Lia Seixas, professora integrante da coordenação do PósCom, e dois estudantes do Programa. De acordo com Dilvan Azevedo, representante discente do doutorado, a comissão organizadora do COMDIS procura construir um ambiente seguro para que exista troca de conhecimento e debate acadêmico. Além disso, este é um espaço para recepcionar os calouros do mestrado e doutorado da área, que podem chegar com muitas dúvidas sobre como começar e quais caminhos percorrer durante o processo de pesquisa.

Ainda na segunda, as doutoras Maíra Bianchini e Valéria Vilas Bôas, egressas do Programa, irão narrar suas experiências durante os anos que desenvolveram suas pesquisas dentro do PósCom. O objetivo é que as pesquisadoras façam relatos e respondam questões da plateia, a fim de elucidar possíveis dúvidas e preocupações de alunos que estejam começando ou desenvolvendo seus trabalhos.

Esta rede de troca de conhecimento vem ajudando e fomentando o aprendizado de muitos estudantes. O doutorando Genilson Alves comenta que participa do terceiro ano do COMDIS, inserido na comissão organizadora, porque já esteve na edição anterior e encontrou bons resultados. Alves apresentou os encaminhamentos da sua dissertação, em 2018, e a ação foi de grande ajuda para a sua trajetória: “Analisamos nossas propostas e caminhos por diferentes perspectivas, que contribuem bastante para a gente”.

A partir destas mesas, a programação segue com seis apresentações diárias. Com distintos assuntos, mas com eixos temáticos, as exposições são sempre das 14h às 18h, com um intervalo a cada três pesquisadores. Já os workshops acontecem pela manhã, entre 8h e 12h, também na Faculdade de Comunicação da UFBA. “É possível ganhar tempo e eficiência na pesquisa, através de organização dos metadados das referências”, explica o mestre Alexandro Mota, que traz, no dia 13, a Oficina de Exploração e Gerenciamento de Bibliografia. Na quinta, 14, a doutora Isabele Mitozo aborda a Introdução à Metodologia Quantitativa para a Pesquisa em Comunicação. Ambos os cursos ocorrem no Auditório do CEADD.

Ao final do COMDIS serão oferecidos certificados de participação, a partir do cumprimento de 30h, no mínimo. Para saber maiores informações, acesse a página do Facebook do Seminário: www.facebook.com/comdis

Veja aqui a programação completa.

Primeiro dia de indicação das bancas examinadoras dos TCCs 2019.1

Indicação mediante ofício pelo (a) Professor (a) Orientador (a)

Último dia de indicação das bancas examinadoras dos TCCs 2019.1

Indicação mediante ofício pelo (a) Professor (a) Orientador (a)