3ª edição do COMDIS acontece em março na Facom

Publicado em: 07-03-2019

Evento de pós-graduandos da área comunicacional garante a discussão de temas essenciais do campo e workshops gratuitos

Entre os dias 11 e 15 de março acontece a terceira edição do Seminário de Discentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom), no auditório da Faculdade de Comunicação. A entrada é gratuita e basta chegar no local para assistir. Com 30 apresentações e dois workshops, o evento traz mestrandos e doutorandos da UFBA, que estudam o campo comunicacional em diversos aspectos como o jornalismo, as novas tecnologias, relações políticas, sociais e/ou econômicas da sociedade contemporânea, relações do audiovisual etc.

O evento começa com uma mesa de abertura, às 13h, no dia 11 de março. Nela estarão presentes Suzana Barbosa, diretora da FACOM/UFBA, Lia Seixas, professora integrante da coordenação do PósCom, e dois estudantes do Programa. De acordo com Dilvan Azevedo, representante discente do doutorado, a comissão organizadora do COMDIS procura construir um ambiente seguro para que exista troca de conhecimento e debate acadêmico. Além disso, este é um espaço para recepcionar os calouros do mestrado e doutorado da área, que podem chegar com muitas dúvidas sobre como começar e quais caminhos percorrer durante o processo de pesquisa.

Ainda na segunda, as doutoras Maíra Bianchini e Valéria Vilas Bôas, egressas do Programa, irão narrar suas experiências durante os anos que desenvolveram suas pesquisas dentro do PósCom. O objetivo é que as pesquisadoras façam relatos e respondam questões da plateia, a fim de elucidar possíveis dúvidas e preocupações de alunos que estejam começando ou desenvolvendo seus trabalhos.

Esta rede de troca de conhecimento vem ajudando e fomentando o aprendizado de muitos estudantes. O doutorando Genilson Alves comenta que participa do terceiro ano do COMDIS, inserido na comissão organizadora, porque já esteve na edição anterior e encontrou bons resultados. Alves apresentou os encaminhamentos da sua dissertação, em 2018, e a ação foi de grande ajuda para a sua trajetória: “Analisamos nossas propostas e caminhos por diferentes perspectivas, que contribuem bastante para a gente”.

A partir destas mesas, a programação segue com seis apresentações diárias. Com distintos assuntos, mas com eixos temáticos, as exposições são sempre das 14h às 18h, com um intervalo a cada três pesquisadores. Já os workshops acontecem pela manhã, entre 8h e 12h, também na Faculdade de Comunicação da UFBA. “É possível ganhar tempo e eficiência na pesquisa, através de organização dos metadados das referências”, explica o mestre Alexandro Mota, que traz, no dia 13, a Oficina de Exploração e Gerenciamento de Bibliografia. Na quinta, 14, a doutora Isabele Mitozo aborda a Introdução à Metodologia Quantitativa para a Pesquisa em Comunicação. Ambos os cursos ocorrem no Auditório do CEADD.

Ao final do COMDIS serão oferecidos certificados de participação, a partir do cumprimento de 30h, no mínimo. Para saber maiores informações, acesse a página do Facebook do Seminário: www.facebook.com/comdis

Veja aqui a programação completa.

Prazo para inscrições no concurso público de docente (Magistério Superior)

As inscrições para o concurso público docente do Departamento de Comunicação (01 vaga), referente ao Edital UFBA nº01/2019, vão até o dia 22 de julho de 2019. O Edital está disponível neste link

Matrícula presencial

No dia 23 (terça-feira), ocorrerá apenas a matrícula dos estudantes que irão de inscrever na disciplina COM117 (Desenvolvimento Orientado de Projeto). Para isso, o aluno deve apresentar o termo de aceite assinado pelo orientador (acesse aqui o termo de aceite).

Matrícula presencial

No dia 24 (quarta-feira), ocorrerá a matrícula daqueles que irão se inscrever em COM118 (Trabalho de Conclusão de Curso). Os estudantes que se matricularão nessa disciplina com o mesmo orientador não precisarão entregar o termo de aceite já entregue em COM117. Entretanto, em caso de mudança de orientador, será preciso a entrega de um novo termo de aceite.

Matrícula presencial 2019.2

Demais casos de matrícula presencial, exceto em COM 117, COM 118 e ajustes.