Inscrições abertas para workshops do III COMDIS

Publicado em: 18-02-2019

Estão abertas até o dia 26 de fevereiro as inscrições para os Workshops do III Seminário Discente do Póscom/UFBA (COMDIS). O seminário oferta aos alunos do programa duas oficinas de curta duração, cada uma com quatro horas de carga horária. As inscrições são gratuitas, mas a participação está sujeita à lotação do Auditório do CEADD (42 vagas), na Faculdade de Comunicação; o preenchimento das vagas será feito por ordem de inscrição, priorizando em cada workshop aqueles que sinalizaram como primeira opção.

A Oficina de Exploração e Gerenciamento de Bibliografia será ministrada pelo mestrando do Póscom e integrante do Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL) Alexandro Mota, no dia 13 de março, das 8h às 12h. A ideia é  apresentar ferramentas e caminhos para os pesquisadores ganharem tempo e eficiência na busca e gerenciamento de suas referências, podendo, assim, dedicarem-se às etapas mais centrais da pesquisa.

Já o Workshop Introdução à Metodologia Quantitativa para a Pesquisa em Comunicação será conduzido pela Profª. Drª. Isabele Mitozo (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital - INCT.DD) no dia 14 de março, também das 8h às 12h. O curso tem por objetivo apresentar uma introdução teórica sobre os conceitos que envolvem o uso de métodos quantitativos de pesquisa para ciências sociais, desde a construção de variáveis à utilização de estatística para análise, passando pela construção sistemática de bancos de dados e pelo uso de softwares para análises estatísticas .

Pelo caráter prático dos dois cursos, é necessário que se leve notebook. Para ver a ementa completa dos cursos e fazer sua inscrição, clique aqui: https://bit.ly/2BEcxCZ

Dia do servidor público

Prazo recomendado para entrega do trabalho digital para a banca

Até 03/11/2021 Diretamente para os(as) integrantes da banca, por e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Observação: a data indicada é apenas uma recomendação, sendo possível que estudante, orientador(a) e banca combinem entre si uma data alternativa, de acordo com a data efetiva da banca homologada pelo Colegiado. Nesses casos, não é necessário informar ao Colegiado sobre a negociação, bastando enviar o TCC com cópia para o e-mail indicado.

Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares

O quê: Entrega das cópias dos comprovantes das Atividades Complementares
Quando: Até 12 de novembro de 2021
Normas disponíveis emhttps://www.facom.ufba.br/portal2017/arquivo/7/1/normas-e-formularios (ou diretamente em: https://www.facom.ufba.br/portal2017/upload/arquivos/Regulamento%20atividades%20complementares_Aprovado_10_12_18.pdf)

As/os estudantes que não entregarem os comprovantes ou não integralizarem as 300 horas devidas não poderão efetuar a matrícula na disciplina COM118 - TCC no próximo semestre.  As cópias dos documentos devem ser entregues por meio de email enviado para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Exemplo de como deve ser o email:

Assunto (sem aspas):
“ATIVIDADES COMPLEMENTARES – NOME DA/DO ESTUDANTE COMPLETO”

Corpo do email (sem aspas):
“NOME COMPLETO
MATRÍCULA: 202012020
ATIVIDADES:
100 horas de estágio - empresa tal
100 horas de extensão - Produtora Jr
100 horas de pesquisa - iniciação científica sob orientação do/a professor/a Sicrano/a de Tal

Cópias dos comprovantes das atividades complementares nomeadas conforme lista acima e anexadas a este email.”

Aniversário da FACOM