Estudante da Facom é finalista do Prêmio Santander Jovem Jornalista

Publicado em: 29-11-2018

Depois de um período intenso de atividades na Semana Estado de Jornalismo e de ter revigoradas as suas perspectivas na profissão, Rafaela Ainsworth recebeu uma boa notícia: a aluna do sétimo semestre da Facom é uma das finalistas do Prêmio Santander Jovem Jornalista. A estudante vai representar a Faculdade de Comunicação da UFBA na premiação e concorrerá, junto com outros seis jovens de universidades brasileiras, a bolsa de um semestre para estudar na Universidade de Navarra.

A reportagem da aluna competiu com as de estudantes de todo país, também participantes da Semana Estado. Agora, Rafaela seguirá para a etapa final do prêmio e passará por uma rodada de entrevistas. O resultado final será divulgado em uma cerimônia de premiação, dia 29 de novembro, em São Paulo.

A estudante se diz contente com o resultado. “Estou muito feliz, principalmente em levar o nome da UFBA e da Facom para a premiação”, declarou, reafirmando também a importância de matérias e oficinas da faculdade, que deram a base para a escrita de uma reportagem. Destacou, ainda, a experiência no evento. “A semana, em si, foi muito interessante. Lá em tive contato com tendências do Jornalismo, como o Jornalismo de dados”, afirmou.

A matéria da aluna seguiu o tema geral do prêmio: iniciativas de inclusão e pluralidade. Na reportagem exclusiva, Rafaela abordou o audiogame e outras iniciativas baianas no mercado de jogos, que investem na temática para se destacar no panorama nacional.

A premiação

O Prêmio Santander Jovem Jornalista premia as melhores reportagens produzidas pelos participantes da Semana Estado de Jornalismo, evento anual que coloca jornalistas e estudantes para debater temas atuais da profissão. A 13ª edição premiará as três melhores reportagens sobre o tema Inclusão e Pluralidade. Os finalistas terão seus textos publicados no site do Estadão e receberão um notebook, enquanto o vencedor ganhará uma bolsa de um semestre letivo para estudar na Universidade de Navarra, na Espanha.

Prazo para inscrições no concurso público de docente (Magistério Superior)

As inscrições para o concurso público docente do Departamento de Comunicação (01 vaga), referente ao Edital UFBA nº01/2019, vão até o dia 22 de julho de 2019. O Edital está disponível neste link

Matrícula presencial

No dia 23 (terça-feira), ocorrerá apenas a matrícula dos estudantes que irão de inscrever na disciplina COM117 (Desenvolvimento Orientado de Projeto). Para isso, o aluno deve apresentar o termo de aceite assinado pelo orientador (acesse aqui o termo de aceite).

Matrícula presencial

No dia 24 (quarta-feira), ocorrerá a matrícula daqueles que irão se inscrever em COM118 (Trabalho de Conclusão de Curso). Os estudantes que se matricularão nessa disciplina com o mesmo orientador não precisarão entregar o termo de aceite já entregue em COM117. Entretanto, em caso de mudança de orientador, será preciso a entrega de um novo termo de aceite.

Matrícula presencial 2019.2

Demais casos de matrícula presencial, exceto em COM 117, COM 118 e ajustes.