Estudante da Facom é finalista do Prêmio Santander Jovem Jornalista

Publicado em: 29-11-2018

Depois de um período intenso de atividades na Semana Estado de Jornalismo e de ter revigoradas as suas perspectivas na profissão, Rafaela Ainsworth recebeu uma boa notícia: a aluna do sétimo semestre da Facom é uma das finalistas do Prêmio Santander Jovem Jornalista. A estudante vai representar a Faculdade de Comunicação da UFBA na premiação e concorrerá, junto com outros seis jovens de universidades brasileiras, a bolsa de um semestre para estudar na Universidade de Navarra.

A reportagem da aluna competiu com as de estudantes de todo país, também participantes da Semana Estado. Agora, Rafaela seguirá para a etapa final do prêmio e passará por uma rodada de entrevistas. O resultado final será divulgado em uma cerimônia de premiação, dia 29 de novembro, em São Paulo.

A estudante se diz contente com o resultado. “Estou muito feliz, principalmente em levar o nome da UFBA e da Facom para a premiação”, declarou, reafirmando também a importância de matérias e oficinas da faculdade, que deram a base para a escrita de uma reportagem. Destacou, ainda, a experiência no evento. “A semana, em si, foi muito interessante. Lá em tive contato com tendências do Jornalismo, como o Jornalismo de dados”, afirmou.

A matéria da aluna seguiu o tema geral do prêmio: iniciativas de inclusão e pluralidade. Na reportagem exclusiva, Rafaela abordou o audiogame e outras iniciativas baianas no mercado de jogos, que investem na temática para se destacar no panorama nacional.

A premiação

O Prêmio Santander Jovem Jornalista premia as melhores reportagens produzidas pelos participantes da Semana Estado de Jornalismo, evento anual que coloca jornalistas e estudantes para debater temas atuais da profissão. A 13ª edição premiará as três melhores reportagens sobre o tema Inclusão e Pluralidade. Os finalistas terão seus textos publicados no site do Estadão e receberão um notebook, enquanto o vencedor ganhará uma bolsa de um semestre letivo para estudar na Universidade de Navarra, na Espanha.

Projeto Feito à Facom

Na estreia do Projeto “Feito à FACOM”, Gonçalo retorna à faculdade para falar sobre “Jornalismo Biográfico” e para uma conversa com estudantes, professores e profissionais sobre a sua carreira

A cobertura do Suicídio pela Imprensa

O evento terá como palestrante a professora Malu Fontes (Facom) e como debatedores os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019