Pesquisadora Sylvie Debs palestra na Facom sobre cinema e literatura de cordel

Publicado em: 18-11-2018

Na próxima quinta-feira, dia 22, a professora visitante do PósCom-UFBA, Sylvie Debs, proferirá a palestra Cinema e Literatura de Cordel – Relações intertextuais. O encontro tem entrada gratuita e acontece às 14h, na sala 11 da Faculdade de Comunicação da UFBA.

O trabalho da pesquisadora francesa é fruto do seu interesse pelo cinema brasileiro, pelas manifestações da cultura popular, sobretudo no Nordeste, e pelo entrelaçamento entre essas duas instâncias culturais. 

Há muito tempo que Sylvie Debs tem se interessado pela cultura brasileira, em especial o cinema. As relações entre cinema e literatura já haviam sido tema da pesquisa de doutorado de Debs, que posteriormente lançou o livro “Cinema e Literatura no Brasil – Os Mitos do Sertão: Emergência de uma Identidade Nacional”.

Mais recentemente, a pesquisadora tem se debruçado sobre a literatura de cordel e a construção identitária no Brasil através da sétima arte, assunto que ela abordará na conferência. Debs é professora na Universidade de Estrasburgo e uma das maiores especialistas de Cinema Brasileiro na França. É também fundadora da CABRA (Casas Brasileiras de Refúgio)

O quê: Palestra com Sylvie Debs
Quando: 22/11/2018 às 14h
Onde: Sala 11 da FACOM-UFBA
Realização: PÓSCOM-UFBA, GRIM, A-TEVÊ, LAF, NANOOK 

Projeto Feito à Facom

Na estreia do Projeto “Feito à FACOM”, Gonçalo retorna à faculdade para falar sobre “Jornalismo Biográfico” e para uma conversa com estudantes, professores e profissionais sobre a sua carreira

A cobertura do Suicídio pela Imprensa

O evento terá como palestrante a professora Malu Fontes (Facom) e como debatedores os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019