FACOM sedia 8ª edição do encontro Historicidades dos Processos Comunicacionais

Publicado em: 23-10-2018

Entre os dias 7, 8 e 9 de novembro, será realizado na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o VIII Historicidades dos Processos Comunicacionais - Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros em Comunicação. Promovido pelo Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (Tracc), o evento é gratuito e aberto ao público. Inscrições serão efetuadas no local e mais informações serão divulgadas em breve no site encontrohistoricidades.wordpress.com.

Dedicado ao tema “Movimentos epistêmicos, políticos, estéticos e culturais do tempo”, o evento contará com mesas nas quais serão abordadas distintas práticas comunicacionais buscando demonstrar como as dinâmicas temporais as constituem. Assim, o encontro objetiva promover reflexões sobre questões relevantes para o campo da Comunicação situando-as em momentos e espaços específicos e tendo em conta sua dimensão processual, os movimentos de ruptura e continuidade e as múltiplas temporalidades que convocam.

Os trabalhos apresentados são fruto da interlocução entre pesquisadores vinculados às nove instituições integrantes da Rede Historicidades dos Processos Comunicacionais: UFMG, UFRJ, UFBA, UFPI, FIOCRUZ, UFRB, UFOP, UFPel e PUC-Rio. Desde maio de 2015, mestrandos, doutorandos e professores doutores se reúnem duas vezes por ano em encontros itinerantes para discutir categorias teóricas e analíticas que contribuam para uma compreensão da condição histórica dos fenômenos e produtos comunicacionais.

O encontro conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PósCom), ao qual o Tracc é vinculado.

Serviço

O que: VIII Historicidades dos Processos Comunicacionais - Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros em Comunicação

Quando: 7, 8 e 9 de novembro de 2018.

Onde: Faculdade de Comunicação/UFBA (Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina, Salvador).

Inscrição: gratuita, no local.

Contato: Jussara Maia (98876-5718), Tess Chamusca (98603-8053).

Prazo para inscrições no concurso público de docente (Magistério Superior)

As inscrições para o concurso público docente do Departamento de Comunicação (01 vaga), referente ao Edital UFBA nº01/2019, vão até o dia 22 de julho de 2019. O Edital está disponível neste link

Matrícula presencial

No dia 23 (terça-feira), ocorrerá apenas a matrícula dos estudantes que irão de inscrever na disciplina COM117 (Desenvolvimento Orientado de Projeto). Para isso, o aluno deve apresentar o termo de aceite assinado pelo orientador (acesse aqui o termo de aceite).

Matrícula presencial

No dia 24 (quarta-feira), ocorrerá a matrícula daqueles que irão se inscrever em COM118 (Trabalho de Conclusão de Curso). Os estudantes que se matricularão nessa disciplina com o mesmo orientador não precisarão entregar o termo de aceite já entregue em COM117. Entretanto, em caso de mudança de orientador, será preciso a entrega de um novo termo de aceite.

Matrícula presencial 2019.2

Demais casos de matrícula presencial, exceto em COM 117, COM 118 e ajustes.