Homenagem a Vladimir Herzog e acolhimento aos calouros marcam início da XIV Semana de Cultura e Comunicação

Publicado em: 21-08-2018

Texto: NCE/FACOM | Foto: Brisa Andrade/Labfoto

Apresentar a estrutura da Faculdade de Comunicação, receber os novos alunos e familiarizá-los com o universo estudantil são os objetivos da XIV Semana de Cultura e Comunicação, realizada pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog, na FACOM. O evento teve início nesta terça-feira (21), com uma homenagem ao jornalista Vlado, e ainda contou com a participação de representantes de instâncias e órgãos da faculdade.

A diretora da Faculdade de Comunicação Suzana Barbosa, a pró-reitora de extensão Fabiana Britto, o vice-chefe de departamento José Serafim e o vice-coordenador do colegiado Tarcísio Cardoso compuseram a mesa de abertura. “É importante proporcionar esse contato com as instâncias da universidade e da faculdade”, destacou Serafim, evidenciando a iniciativa do Centro Acadêmico.

Também foi destaque na fala dos convidados a necessidade de incluir e integrar os estudantes à universidade. “A UFBA hoje passa por um processo de inclusão para os que, até então, não tinham acesso ao ensino superior. E nós defendemos isso: uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, sustentou a diretora Suzana Barbosa.

Foi justamente essa abertura e proximidade que empolgou Mariane de Oliveira, ingressante em Produção Cultural. “Eu vim de uma escola em que precisávamos disputar muito o grêmio. Assim,  é bom ver um Centro Acadêmico tão ativo e com grandes iniciativas. Gostei muito da abertura da faculdade e do diálogo com a direção”, afirmou.

As atividades da XIV Semana de Cultura e Comunicação vão até o dia 24 de agosto e são realizadas no auditório da Faculdade de Comunicação, sempre a partir das 8h. Entre os temas debatidos, estão as políticas afirmativas para estudantes, o mercado de trabalho, a política e comunicação por meio das redes e a saúde mental na universidade. Saiba mais sobre a programação.

Projeto Feito à Facom

Na estreia do Projeto “Feito à FACOM”, Gonçalo retorna à faculdade para falar sobre “Jornalismo Biográfico” e para uma conversa com estudantes, professores e profissionais sobre a sua carreira

A cobertura do Suicídio pela Imprensa

O evento terá como palestrante a professora Malu Fontes (Facom) e como debatedores os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFBA 2019