Curso sobre Comunicação Política, Cultura e sociedade abre inscrições

Publicado em: 15-07-2022

Entre 19 e 30 de julho de 2022, qualquer pessoa habilitada pode inscrever-se, a partir do site da Faculdade de Comunicação da UFBA (www.facom.ufba.br), a uma vaga da nova turma do curso livre de formação em “Comunicação Política, Cultura e Sociedade no Brasil”. O curso — ofertado na modalidade remota, por plataformas virtuais da Internet — é aberto a quem tenha nível superior de ensino em andamento ou concluído em qualquer área, ou nível médio completo.

Em tempo de disputas eleitorais para a Presidência da República, governos de estados, Senado, Câmara Federal e Assembleias estaduais, o curso possibilita adquirir conhecimento e qualificação em um mundo contemporâneo de narrativas competitivas, por meio da leitura dos clássicos, dos modernos e da esfera técnico-midiática. A prioridade das vagas é dada a ativistas de movimentos sociais, negros, mulheres, indígenas – representando entidades ou avulsos -, formadores de opinião e quaisquer pessoas interessadas na temática.

Com carga horária total de 180 horas, divida em quatro meses de aulas — de agosto a novembro —, trata-se de atividade de extensão universitária que dará direito a certificado emitido pela Universidade Federal da Bahia.

A Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento único pelos quatro meses de curso é de R$ 450,00. Pode ser baixada e preenchida com os dados da pessoa interessada através do seguinte link: https://sggru.ufba.br/sggru/publico/escolha_cadastro_externo.jsf?auth=UlaT+PvP17c=

Vagas limitadas

Com aulas síncronas (ao vivo) e assíncronas, terças-feiras e quintas-feiras a partir das 18h30, o curso tem início a 9 de agosto de 2022 e segue até 17 de novembro. Pessoas de qualquer parte do Brasil, seja de zonas rurais ou urbanas, ou do exterior podem participar.

As vagas são limitadas. 10% delas gratuitas para servidores e discentes da UFBA,que concorrem por edital específico (acesse abaixo o edital específico para esta concorrência das bolsas).

Quando ofertado em 2021, mais de 5.200 candidatos de países da América Latina, América do Norte, Europa e África concorreram a apenas 100 vagas ofertadas pelo curso, as quais tiveram de ser ampliadas para 240.

A equipe da atividade é coordenada por Fernando Conceição, Professor Titular da UFBA, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Atualmente, VisitingResearcherSenior na Universidade Columbia em Nova York, Estados Unidos.

Acesse aqui o currículo do responsável pelo curso: http://lattes.cnpq.br/6703465975546557

Para mais informações: Email (comcultsociedadeufba@gmail.com) — Site (Permanecer Milton Santos) — WhatsApp: (71) 9 9270 - 7762

Saiba como participar:

Edital geral