Professora da FACOM colabora em oficina do Comitê Gestor da Internet

Publicado em: 27-04-2022

A professora da Faculdade de Comunicação da UFBA e pesquisadora em questões de gênero na cultura digital, Graciela Natansohn, participará no próximo dia 28/04 de uma oficina promovida pelo Comitê Gestor da Internet sobre Tecnologias da Informação e Comunicação, gênero e diversidade. O objetivo da oficina é construir um documento sobre principais desafios para a participação de mulheres, negros e outras parcelas vulnerabilizadas da população nas TICs.

A atividade faz parte de uma iniciativa do Comitê Gestor da Internet (CGI) para a criação de uma agenda de promoção da diversidade nas Tecnologias da Informação e Comunicação. No mesmo dia, será lançada a segunda edição da publicação “TIC, Governança da Internet e gênero”, coletânea de artigos que busca produzir análises, diagnósticos e levantamento de proposições sobre o assunto.

Com o artigo “As estruturas elementares da violência digital de gênero”, também de autoria de Suzana Morales, professora visitante no PósCom/UFBA, Graciela elabora a hipótese de que a violência de gênero em ambientes digitais é funcional ao modelo de negócios de Internet. Na publicação do “TIC, Governança da Internet e gênero”, o artigo explica que o modelo é reforçado mediante estratégias cuidadosamente planejadas e subsidiadas pelo que se conhece como economia da atenção e marketing digital.

Prazo de entrega da versão digital do TCC para a banca

Recomenda-se a entrega do trabalho digital diretamente aos membros da banca até o dia 06 de junho de 2022 via e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Período de apresentação pública de TCC

O período de apresentação pública dos TCCs ampliou e poderá acontecer entre 16 de junho e 05 de julho de 2022, nas modalidades presencial, videoconferência ou híbrida, como especificado no formulário.

Aniversário da Universidade Federal da Bahia

Período de apresentação pública de TCC