Cineclube Nanook exibe sessão sobre o cinema Maxakali a partir do olhar feminino

Publicado em: 25-04-2022

Dando continuidade à temática do olhar e a luta das mulheres indígenas através do cinema, a próxima sessão tem como tema o povo Maxakali

O Cineclube Nanook promove, no dia 30 de abril, às 16h, mais um bate-papo virtual sobre cinema documentário indígena sob o olhar feminino, dessa vez a partir da produção audiovisual das mulheres do povo Maxakali, que vive no norte do Estado de Minas Gerais. O filme escolhido para o encontro é o documentário Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2020), de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero.

A sessão integra um ciclo temático cujo objetivo é debater a produção audiovisual entre as mulheres de diferentes etnias indígenas do país, e discutir a importância do cinema como ferramenta para visibilizar as lutas. 

Para debater o tema e o filme, a mesa contará com a presença da pesquisadora e cineasta Carolina Canguçu. Mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Canguçu é montadora, pesquisadora, professora de cinema e curadora de mostras de documentários. Desenvolve pesquisa e cursos de formação audiovisual junto aos povos tradicionais e fez parte, por 12 anos, do coletivo Filmes de Quintal, realizando o forumdoc.bh, Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte (MG).

A mediação da conversa será feita pelo jornalista Iago Porfírio, doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com projeto sobre cinema indígena. O encontro será ao vivo e gratuito, no canal do Laboratório de Análise Fílmica (LAF) no Youtube, com emissão de certificado aos participantes. O formulário para inscrição será disponibilizado logo após o começo da sessão, pelo canal de bate papo (chat) da plataforma.

Sobre o projeto 

O Cineclube Nanook ocorre no último sábado de cada mês, em ciclos temáticos, com o objetivo de oferecer um espaço de aprendizado e experiências acerca do universo do cinema documentário. Trata-se de um projeto de extensão desenvolvido por profissionais e estudantes vinculados ao núcleo Nanook, do LAF, um grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (POSCOM/UFBA). 

Coordenado pela professora Morgana Gama, egressa do programa, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. O Cineclube Nanook é supervisionado pelo prof. José Francisco Serafim, coordenador do núcleo Nanook, de estudos do cinema documentário, com colaborações eventuais do prof. Guilherme Maia e demais integrantes do núcleo Pepa, de estudos em cinema e audiovisual, mais voltado para obras ficcionais.

Serviços

O que? Debate sobre Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2020)
Quando: Sábado, 30 de abril, às 16horas.
Onde: Canal do LAF no Youtube
Quanto: Gratuito
Acessse: https://bit.ly/3b5ICpf 

 

Prazo de entrega da versão digital do TCC para a banca

Recomenda-se a entrega do trabalho digital diretamente aos membros da banca até o dia 06 de junho de 2022 via e-mail, com cópia para o Colegiado (comunica@ufba.br).

Período de apresentação pública de TCC

O período de apresentação pública dos TCCs ampliou e poderá acontecer entre 16 de junho e 05 de julho de 2022, nas modalidades presencial, videoconferência ou híbrida, como especificado no formulário.

Aniversário da Universidade Federal da Bahia

Aniversário da Universidade Federal da Bahia

Período de apresentação pública de TCC

O período de apresentação pública dos TCCs ampliou e poderá acontecer entre 16 de junho e 05 de julho de 2022, nas modalidades presencial, videoconferência ou híbrida, como especificado no formulário.