Sites para Pesquisa em Comunicação, Cyberespaço e Jornalismo Digital

 

American Communication Association

Um site especializado em livros e artigos disponibilizados eletrônicamente na Internet. Funciona como um índice geral para várias coleções de textos eletrônicos, inclusive na área do jornalismo digital e oferece links com jornais online do mundo todo.

California Journalism Online

Um site produzido e mantido por quatro associações jornalísticas californianas: California Society of Newspapers Editors, Associated Press News, California Newspapers Publishing Association e California First Amendment Coalition. Funciona como um banco de dados para a área da California, inclusive contendo um sistema de classificados online para empregos jornalísticos e fornecendo informações sobre os parâmetros salariais compatíveis com o mercado. Dá acesso a todos os jornais digitais norte-americanos (diários e semanais) e oferece ao jornalista o que eles chamam de Toolbox (Caixa de Ferramentas): uma coleção de links com fontes e bancos de dados, abrangendo a área governamental,científica, artística, etc

Columbia University Center for New Media

Um centro de pesquisa que se propõe a investigar processos de criação e distribuição da informação digital, bem como definir “standards para a nova midia, visando colocar a Universidade de Columbia com um dos centros de vanguarda no setor”. O site dá acesso à descrição de projetos e atividades em andamento. Centro produz o JRNY, uma revista online experimental sobra a cidade de New York e a 21stC, uma espécie de agência de notícias científicas que cobre a produção da Universidade de Columbia. As duas publicações, juntamente com demonstrções de outros produtos do Centro estão disponíveis no site.

COMPOS- Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação

A COMPOS congrega os cursos de pós-graduação em Comunicação no Brasil e funciona como um polo aglutinador de pesquisadores que distribuídos em dez Grupos de Trabalho permanentes colaboram na investigação de temáticas variadas da Comunicação e Cultura Contemporâneas, incluindo as Novas Tecnologias de Comunicação. O site disponibiliza informações sobre todos os programas brasileiros de pós-graduação em comunicação e sobre as atividades dos Grupos de Trabalho da Associação. Links para jornais e revistas na área.

Cyber 24 -Museu da Internet

Um exercício de fotojornalismo a nível internacional e ciberespacial. Fotógrafos de todo o mundo foram convidados a, no dia 8 de fevereiro de 1996, captar flagrantes de 24 horas no ciberespaço. As fotos estão disponibilizadas, com pequenas histórias que as situam. Os organizadores do site o definem como “uma cápsula do tempo na Internet”. Um pouco pesado para carregar, mas vale a pena.

Editor & Publisher Interactive

Além de ofercer acesso a jornais de todo mundo, o site do Editor e Publisher Interactive provê links para coleções de ensaios e artigos sobre as mídias digitais em todo o mundo e conexões com centros em organizações desenvolvendo pesquisas sobre o assunto. O E&P oferece também formas de contato com consultores especializados na área das novas tecnologias de comunicação e outros serviços de interesse

EFF- Electronic Frontier Foundation-

Site especializado em Net Culture, com artigos sobre todos os assuntos relacionados à cibercultura, incluindo jornalismo digital, questões de copyright, cyberpublishing, etc.

FAIR- Fairness and Accuracy in Reporting

Uma associação norte-americana que tem por objetivo monitorar os meios de comunicação e produzir críticas a seu funcionamento. Mantem uma revista online (Fair) que disponibilizada no site. Trata-se de um grupo bastante militante e o site oferece links para outras associações com características semelhantes.

Facultad de Ciencias De La comunicación - Universidad Autonoma de Barcelona

E uma das mais expressivas escolas de comunicaçao da Europa. Com linhas de pesquisas em varias áreas como historia da comunicaçao, narrativas audivisuales, estrutura da informaçao radiofonica, comunicaçao e espaço urbano, jornalismo político, jornalismo e literatura oferece dois programas de doutorado de forma permanente: Periodismo e ciencias da comunicaçao, vinculado ao Departamento de Periodismo e Comunicaçao Audiovisual, coordenado pelo Departamento de Comunicaçao Audivisual e Publicidad. Entre seus principais docentes estao Albert Chillon, Miquel Rodrigo Alsina, Josep Lluís Mompart, Miguel de Moragas, Emílio Prado, Lorenzo Vilches e Lorenzo Gomez. A pagina oferece linhas de pesquisa, projetos de investigaçao, acesso a biblioteca da faculdade e conexoes com endereços de todo o mundo via UAB.

Facultad de Ciencias Sociales y De La Comunicación - Universidad Del Pais Vasco

É uma das escolas de comunicacao mais avançadas nos estudos do jornalismo digital na Peninsula Iberica.Alguns dos seus professores como Emy Armañanazas e Juan Diaz Noci tem vários trabalhos publicados sobre o assunto. A pagina oferece conexoes com endereços para publicacoes no País Vasco, Espanha e em todo o mundo.Lista de professores, linhas de investigaçao, programas da licenciatura e bibliografia completa de todos os docentes. A escola oferece de forma permanente cursos de doutorado em comunicaçao. Entre os docentes mais conhecidos estao Ramon Zallo, especializado em Economia das comunicaçoes e Alberto Diaz Mancister.

Facultad De Comunicaión Universidad Navarra

É mais conhecida faculdade de comunicaçao da Espanha. Mantida pela Opus Dei funciona desde o ano de 1958. Mantem varios cursos de doutorado, com ênfase nos campos do audivisual, novas tecnologias da comunicaçao, ética na comunicaçao e gêneros jornalísticos. Entre seus principais porfessores estao Angel Faus Belau, Juan José Garcia-Noblejas, José Luiz Orihuela e Luiz Fernando Lopes Pan. O diretor da faculdade é o professor José Francisco Sanchez. Contatos com a secretária Maite Martinez pelo e-mail: mmartineza maill.cti.unav.es.

Fundesco

E o principal centro de investigaçao sobre comunicaçao e novas tecnologias em língua castelhana. Pertence a divisao de pesquisa da Telefonica espanhola. A página oferece acesso a banco de dados em comunicaçao, conexoes com endereços de centros de investigaçao em comunicaçao em todo o mundo. Disponibiliza todos os números da revista Telos, a mais importante publicaçao sobre comunicçao em língua castelhana, além dos estudos anuais sobre a análise da conjuntura no campo das comunicaçoes, os chamados Informes Fundesco. Todas as publicaçoes editadas pela Fundesco podem ser adquiridas através do telecompras fundesco.

Indiana University - School of Journalism

O jornalismo é ensinado na Universidade de Indiana desde 1893. No momento o curso passa por uma reformulação, na tentativa de compatibilizar a formação visando as mídias mais tradicionais e as novas tecnologias de comunicação. Um projeto denominado J2000, coordenado pela Profa. Carol Posgrovo, está propondo novas disciplinas e novas formas de integração entre as atividades de apuração e edição jornalísticas. A julgar pela pobreza do documento apresentado online, parece que o projeto não vai lá muito bem...O que realmente tem interesse neste site é o acesso proporcionado para Biblioteca Weil, muito rica em material sobre jornalismo.

Istituto Di Scienze Della Comunicazione e Dello SpettaculliS

E um dos principais centros de investigaçao em comunicaçao, teatro, cinema, semiótica e novas tecnologias da Italia.Criado em 1982 pertence a Universidade Catolica de Milao e é dirigido pelo investigador Gianfranco Bettetini. Entre outros dos seus mais conhecidos professores estao Fausto Colombo e Francesco Casetti. A pagina oferece todas as informaçoes sobre produçao academica, pesquisas no centro, professores e linhas de pesquisa, além de enlaces com os mais importantes centros de investigaçao em semiótica do mundo. Contatos com o diretor através do e-mail Bettetinia@mi.unicatt.it

Istituto Di Discipline Della Comunicazione

E o mais importante centro de pesquisa em semiótica da Itália. Reune entre seus professores nomes como Umberto Eco, Paolo Fabri, Patrizia Violli e Roberto Grandi. Vinculado a Universidade de Bolonha, uma das mais antigas da Europa. Tem detalhes sobre a produçao academica do centro, acesso a biblioteca virtual, lista de doutorandos e dos professores do Programa de Doutorado em Semiótica coordenado por Umberto Eco. A pagina oferece uma ampla lista de conexoes com os mais significativos centros de pesquisa vinculados a semiótica no mundo.

Public Libraries (Bibliotecas Públicas)

As grandes Bibliotecas do mundo também estão gradativamente se tornando ciberbibliotecas, disponibilizando seus acervos online. Este site funciona como uma porta de entrada para as maiores e mais importantes bibliotecas do planeta, oferecendo catálogos informatizados e acesso a publicações já disponíveis online. Material sobre as novas midias pode ser obtido em muitas dessas Bibliotecas, sendo de especial interesse a secção especializada da Biblioteca do Congresso Norte-Americano (http://lcweb.loc.gov).

Sociedade da Informação - Comunidade Econômia Européia

É a página da Comissao de Comunicaçao da Comunidade Economica Européia. Contem a íntegra dos dois principais livros publicados pela Comunicaçao: O livro Branco, de 1993, com as metas de emprego na sociedade das comunicaçoes e o livro Verde, de 1995, o chamado relatório Bangemann, com as metas para a implantaçao da sociedade da informaçao nos países da comunidade econômica européia. Todos os dados estatísticos e resoluçoes sobre comunicaçoes, sociedade digital, grupos de investigaçao sobre o assunto sao disponibilizados em linha. Mantém conexoes com outras comissoes da Comunidade Econômica e com páginas de todo o mundo. E um excelente ponto de partida para quem esta estudando políticas globais de comunicaçao.

The Clearinghouse

Um serviço da Universidade de Michigan que fornece um excelente instrumental de busca para pesquisadores nas mais diversas áreas de conhecimento. A secção News & Publishing é uma das mais completas portas de entrada para sites acadêmicos e profissionais relacionados ao jornalismo digital.

The Media and Communication Studies Page

Um site britânico para o estudo acadêmico da midia e da comunicação. Estabelecido em 1995 pelo Dr. Daniel Chandler, docente de Teoria da Midia na Universidade de Aberystwyth (País de Gales- Grã Bretanha). É considerado hoje como um dos melhores sites europeus para o estudo de midia. Inclue ítens como Semiótica, Análise de Conteúdo, Teorias da Influência dos Midia, Teorias da Imagem, Publicidade, Rádio e TV, Cinema, Midia e Educação

University of Florida - Department of Journalism

Oferece links para sites acadêmicos trabalhando os vários aspectos do jornalismo contemporâneo em todo o mundo. Seu catálogo está organizado por continentes, porém somente as áreas da Europa e América do Norte são razoavelmente bem servidas. Na seção referente à América Latina está listada apenas a Universidad de La Plata, na Argentina. No continente africano dois links, ambos para universidades na Africa do Sul.

University of Hawaii- Journalism Department

Uma página com muitos links, oferecendo entrada para acervos de várias bibliotecas, bibliografias já organizadas por assuntos e conexão com muitos e-zines de interesse para o pesquisador de Jornalismo e Comunicação. Cursos em andamento no Departamento tem seus programas disponibilizados no site. O Departamento realiza também experiências de ensino online para seus estudantes, que podem ser sirvir de modelo para experiências similares.


Guia do Jornalismo | Bibliografia Online | Jornais na Web | Links Úteis