Índice

Introdução
O Jornalismo na
Era Digital
O Jornal como Metáfora
Produzindo uma Publicação Digital
O Planejamento
O Design
O Layout
Hipertexto
Multimídia
Animações
Interatividade
O E-mail
Notícias
Personalizadas
Notícias Personalizadas II
A Estrutura
Comercial
Classificados Online
Micropagamentos
O Fim do Jornal Impresso?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


manta@ufba.br
Mande um e-mail !
Design by André Manta
Última atualização:
Outubro de 1997

Classificados Online

Outra importante fonte de receitas das publicações digitais está nos serviços de classificados online. Segundo pesquisa realizada em dezembro de 1996 por Donica Mensing (estudante de jornalismo da Universidade de Nevada, Estados Unidos), com o apoio da McClatchy Newspapers (http://www.nando.net/mcclatchy/), os classificados online representam cerca de 20% das receitas dos sites de jornais na Web, ao passo que a publicidade corresponde a uma média de 35% ¹.

Assim como nos jornais impressos, o negócio de classificados também pode ser bastante lucrativo na Internet. Um dos mais avançados serviços deste tipo na rede é o NewsClassifieds (http://www.newsclassifieds.com.au/) , da News Limited da Austrália. Trata-se de um site na Web com classificados de mais de cem jornais australianos. Na seção de empregos (um dos destaques do NewsClassifieds), os anúncios são produzidos no formato HTML e os visitantes têm a opção de enviar seus currículos por e-mail. Os interessados podem também colocar seus próprios anúncios classificados via Internet através do sistema Ad(d) It Online, que permite a composição e a disponibilização do anúncio em qualquer dos jornais da News Limited.

Outro site que se tornou modelo na Web é o Autobuying Net (http://www.uniontrib.com/marketplace/autobuying/) , serviço de classificados de veículos em mídia impressa e online lançado em agosto deste ano pelo jornal norte-americano San Diego Union-Tribune. Neste site, o usuário vai encontrar uma relação atualizada dos veículos à venda nas principais concessionárias de San Diego com informações detalhadas, como modelo, ano, cor, quilometragem, preço, etc. As lojas participantes utilizam gratuitamente este serviço em troca do compromisso de colocar regularmente anúncios classificados de pelo menos 20% dos seus estoques na versão impressa do San Diego Union-Tribune. Este acordo não só ampliou o faturamento do jornal com os seus classificados, como também aumentou a venda de automóveis nas concessionárias ligadas ao programa ².

No Brasil, os melhores serviços de classificados online são os da Folha de São Paulo (http://www.uol.com.br/clas/) e do Jornal do Brasil (http://www.jb.com.br/classifi/), que disponibilizam na Internet todos os anúncios publicados nas suas edições impressas. Nestes jornais, o leitor pode acessar todas as ofertas disponíveis por categoria (imóveis, empregos, veículos, etc) ou utilizar mecanismos de busca que tornam mais rápida a consulta quando o usuário já sabe exatamente o que está procurando. Outro jornal digital nacional que tem uma interessante seção de classificados é O Estado de São Paulo (http://www.estado.com.br/class/). No entanto, ao contrário da Folha e do JB, o Estadão online limita-se aos classificados de imóveis (Net imóveis) e de empregos (Net job) e não disponibiliza em seu site todos os anúncios veiculados em sua versão impressa.

Uma outra maneira de gerar mais receitas com empreendimentos online é a atuação como provedor de acesso à Internet. Em pesquisa realizada ano passado, a Forrester Research (http://www.forrester.com) calculava que até o ano 2000 o mercado da Internet estaria em torno de 10 bilhões de dólares, sendo que destes, 4 bilhões deveriam ir para as mãos das empresas provedores de acesso à rede. Projeta-se que as receitas com negócios na Internet estarão em torno de 3,3 bilhões até o final deste ano.


¹ Para esta pesquisa foram entrevistados cerca de 200 editores de jornais digitais norte-americanos na Internet. Os resultados foram comentados por Steve Outing em seu artigo "Sem estratégias claras de lucro para os jornais online", disponível em http://www.uol.com.br/parem/par1612.htm.

²Um comentário mais detalhado sobre o Autobuying Net pode ser encontrado no artigo de Steve Outing, "Um novo modelo de classificados de veículos" In http://www.uol.com.br/internet/parem/pare2908.htm


Guia do Jornalismo | Bibliografia Online | Jornais na Web | Links Úteis