Índice

Introdução
O Jornalismo na
Era Digital
O Jornal como Metáfora
Produzindo uma Publicação Digital
O Planejamento
O Design
O Layout
Hipertexto
Multimídia
Animações
Interatividade
O E-mail
Notícias
Personalizadas
Notícias Personalizadas II
A Estrutura
Comercial
Classificados Online
Micropagamentos
O Fim do Jornal Impresso?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


manta@ufba.br
Mande um e-mail !
Design by André Manta
Última atualização:
Outubro de 1997

O Design

Não há um padrão ou fórmula definida para o design de Web sites, mas existem algumas regras básicas que definem o "estilo" de produção de páginas na WWW, como, por exemplo, não utilizar imagens em excesso para que os documentos não demorem a ser carregados pelo browser, colocar um menu de navegação em todas as páginas para que seja possível ir de um ponto a outro sem passar por muitos níveis de hipertexto, utilizar um layout padrão em todas as seções, etc.

Antes de tudo, é preciso ter em mente de que forma o usuário irá interagir com o site. As páginas na Web não são organizadas sequencialmente como em uma revista ou jornal impresso. Por isso, o projetista de uma publicação eletrônica deve desenvolver um design de navegação eficiente para que o leitor encontre rapidamente aquilo que procura. De acordo com Bill Skeet, projetista na operação de pesquisa e desenvolvimento de novas mídias da cadeia norte-americana de jornais Knight-Ridder, nenhuma informação que o usuário queira obter deve estar a mais de três cliques (do mouse) de distância do ponto em que ele se encontra no site ¹.

Um bom design deve oferecer ao leitor várias possibilidades de navegação, que serão selecionadas conforme seus interesses no momento. Na versão impressa de um jornal ou revista, a organização das reportagens em seções regulares, dispostas sempre da mesma forma, permite achar com facilidade os assuntos que interessam. O equivalente na edição eletrônica são os índices e menus com links diretos para as matérias e outras seções do site.

Nas publicações digitais estes links estão nas manchetes e no índice das editorias na home page. Outras conexões podem ser disponibilizadas a partir de um menu de navegação presente em todas as páginas do site. Em um jornal digital, por exemplo, este menu pode conter ligações para todos os "cadernos" (esportes, política, local, internacional, turismo, etc) possibilitando que o leitor vá direto às seções que lhe interessam sem precisar voltar à página principal ou ao índice geral do site.

No jornal impresso, a localização da matéria indica sua importância. Se ela está na parte superior de uma página ímpar será vista primeiro do que uma outra que esteja na parte inferior de uma página par. No jornal digital a organização das reportagens não obedece a este critério. Elas são distribuidas separadamente em páginas eletrônicas ou agrupadas por editoria. Em ambos os casos o leitor tem acesso aos textos através de um índice geral ou de um sumário em cada seção. As matérias mais importantes, no entanto, devem estar em destaque na página de apresentação do site. Elas devem ter manchetes com links para o texto principal. Se o publisher dominar princípios da linguagem de programação java, é interessante implantar applets que exibem repetidamente textos e chamadas (como se fossem letreiros luminosos na página) para o conteúdo interno do site. Este recurso funciona muito bem em sites de jornais e revistas digitais ².

Os índices, ícones de ida e volta e menus são elementos essenciais no design de um Web site, pois, além permitir uma navegação rápida e objetiva, eles ajudam o usuário a se localizar mais facilmente na sua estrutura organizacional. Um bom exemplo é a barra de navegação do Universo Online (http://www.uol.com.br), o serviço de informações e entretenimento do Grupo Folha de São Paulo e Grupo Abril. Presente na parte superior da tela em todas as seções do site, esta barra confere uma identidade visual às páginas e dá acesso rápido à algumas das principais áreas do UOL.

A barra de atalho no alto das páginas do UOL torna a navegação mais ágil
(Gráfico reduzido do original em
http://www.uol.com.br)


¹ Citado por OUTING, Steve – "Grupos editoriais europeus levam a sério a questão dos lucros na Net". In http://www.uol.com.br/internet/parem/par1811.htm.

² Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, desenvolvida pela Sun Microsystems Inc. (http://www.sun.com) para se tornar a plataforma de criação de aplicações em rede. Na Internet, ela está sendo cada vez mais utilizada, principalmente no desenvolvimento de Web sites. Atualmente, os principais sites jornalísticos nacionais têm recursos em java em suas homes pages, como por exemplo o Universo Online (http://www.uol.com.br), o JB Online (http://www.jb.com.br), O Globo On (http://www.oglobo.com.br), o Estado de São Paulo (http://www.estado.com.br) e a revista Veja (http://www.uol.com.br/veja/).


Guia do Jornalismo | Bibliografia Online | Jornais na Web | Links Úteis