Índice

Introdução
O Jornalismo na
Era Digital
O Jornal como Metáfora
Produzindo uma Publicação Digital
O Planejamento
O Design
O Layout
Hipertexto
Multimídia
Animações
Interatividade
O E-mail
Notícias
Personalizadas
Notícias Personalizadas II
A Estrutura
Comercial
Classificados Online
Micropagamentos
O Fim do Jornal Impresso?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


manta@ufba.br
Mande um e-mail !
Design by André Manta
Última atualização:
Outubro de 1997

Produzindo uma Publicação Digital

O desenvolvimento e a disponibilização de um jornal ou revista de grande porte na Internet exige investimentos consideráveis em equipamentos, softwares, e profissionais especializados na criação de Web sites. Publicações mais simples, por sua vez, têm a vantagem de não precisarem de muitos recursos para serem produzidas e colocadas na Internet.

Com um computador pessoal, por exemplo, é possível produzir uma publicação digital de pequeno porte, seja ela a versão eletrônica de um jornal impresso, uma revista de tiragem modesta ou um fanzine "alternativo" criado exclusivamente para a mídia online. Para isso, é preciso conhecer alguns elementos básicos de HTML (HyperText Markup Language) e adquirir um bom editor para a criação de páginas para a Web.

Na própria Internet é possível encontrar um grande número de ferramentas de autoria, desde conversores que são integrados à processadores de textos, como o Microsoft Word ou WordPerfect, até programas independentes que automatizam a geração dos atributos da linguagem de programação HTML a partir de simples cliques em ícones e botões nas barras de ferramentas. A vantagem desses programas é que eles facilitam e tornam muito mais prática a construção de Web sites, principalmente aqueles que possuem recursos WYSIWYG (What You See Is What You Get), que permitem visualizar o documento na tela exatamente como ele será visto no browser (programa de navegação para a Web).

Entre essas ferramentas, uma das mais poderosas é o Microsoft Frontpage que, além de um editor, traz um programa de administração e gerenciamento de Web sites. Uma versão teste do Frontpage pode ser adquirida em http://www.microsoft.com/Frontpage/.

Dentro do pacote do Netscape Communicator, a mais recente investida da Netscape contra a Microsoft no que se convencionou chamar de "a guerra dos browsers", existe um bom editor de HTML, o Netscape Composer, que também é muito fácil de usar. O Netscape Communicator pode ser encontrado no site da Netscape em http://www.netscape.com/pt/.

Na rede, outros editores disponíveis para download incluem o GNNpress (http://www.tools.gnn.com), o HotDog (http://www.sausage.com), o HoTMetaL Pro (http://www.sq.com/products/hotmetal/hmp-org.htm), o HTML Assistant Pro (http://fos.nstn.ca/~harawitz), o HTML Easy (http://www.ist.ca/htmled/), e os brasileiros W3e (http://www.nce.ufrj/~cracky/w3e.html) e Web Script (http://www.domain.com.br/~dtc/index.htm). Para quem usa Macintosh duas boas opções são o World Wide Web Weaver (http://www.northnet.org/best/) e o BBEdit (http://www.uji.es/bbedit-html-extensions). No site do Tucows no Universo Online (http://www.uol.com.br/internet/tucows.htm) é possível encontrar a maioria desses editores e muitos outros.

Para a produção de uma publicação online, além de um editor de HTML, serão necessários ainda um programa de editoração de imagens (Photoshop, Photopaint, etc) e um scanner para as fotografias e gravuras. É aconselhável também ter os dois navegadores mais populares instalados no micro (Netscape e Internet Explorer) para verificar os resultados do trabalho em ambos.

Se o publisher não dominar nenhuma ferramenta de edição de imagens, é aconselhável contratar os serviços de um designer que já tenha alguma experiência em World Wide Web para desenvolver o projeto gráfico do jornal ou revista digital.


Guia do Jornalismo | Bibliografia Online | Jornais na Web | Links Úteis