home

Participantes

Ana Cristina Gramacho

Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela UFBA. Especialista em Administração (Gestão Contemporânea) pelo CPA/NPGA/UFBA com Metodologia do Ensino Superior. Master em Comunicação Corporativa e Publicitária pela Universidad Complutense de Madrid (ICIE/UCM/Espanha). Trabalhou sete anos como Secretária Geral da Faculdade Ruy Barbosa (BA); como responsável pelo processo de Certificação ISO9002 na Inforpress Gabinete de Prensa y RRPP (España); como assistente para auditoria de comunicação institucional na Comunicación Empresarial (España). Trabalhou, ainda, com Assessoria e elaboração de documentação administrativa-acadêmica para as Faculdades Diplomata e Faculdade Área1 (BA) nas suas fases de implantação. Atualmente exerce o cargo de executiva de comunicação integral na Consultec uma empresa consultora em projetos educacionais e, em paralelo, desenvolve projeto para acesso a mestrado voltado às tecnologias da comunicação e da gestão de organizações de ensino superior.

Claudio Cardoso, PhD

Claudio Cardoso é Doutor em Comunicação, Professor Adjunto do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação, UFBA, Coordenador do Grupo de Estudos de Novas Tecnologias e Comunicação Organizacional, GENTE, e Consultor de e-Business em diversas organizações nacionais e internacionais, dentre elas a Petrobrás, a Agência Nacional do Petróleo, as Organizações Odebrecht, o Grupo Jerónimo Martins, a Hewlett-Packard, a Unext.com, dentre outras.

Celina Basto

Celina Basto é, sobretudo, uma simples aprendiz. Mestra em Administração
pela UFBA e especialista em Consultoria pela Escola de Administração da
UFBA, fez pós graduação na Oregon State University, nos EUA e graduação em
Administração de Empresas na UFBA. Atua como consultora independente, sendo
sócia da C & D Consultoria Empresarial S/C em organização empresarial, tendo
realizado trabalhos recentes para educação e hospitalidade. Leciona na
graduação, pós graduação e cursos sequenciais na Universidade Salvador -
UNIFACS. Participa de organizações voluntárias como conselheira. Está
desenvolvendo um projeto sobre o mundo acadêmico em rede.

Débora Cerqueira Lima

Formada em Comunicação Social (UCSal), especialista em Marketing (TU Universität - Berlim), Pós-Graduada em Propaganda e Marketing (ESPM), Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Dedicou três anos ao planejamento estratégico na Idéia 3 Comunicação e hoje atua como gerente de marketing da Unitech Tecnologia de Informação desenvolvendo ações de Marketing no mercado nacional. Atualmente desenvolve pesquisa na área de endomarketing - comunicação interna organizacional.

Eduardo Ferrarini

Graduado em Processamento de Dados (1996) e especialista em Sistemas de Inoformação com ênfase em Banco de Dados, pela Faculdade Ruy Barbosa (2000), onde leciona atualmente. Gerente de Projetos da NETRA Tecnologia.

Ernani Neto

Mestre em Administração, Professor da FTE, Doutorando da FACOM/UFBA. Pesquisa Jornalismo On-line.

Flávia Rocha

Mestranda em Comunicação pela UFBA e especialista em Gestão de Tecnologia, atualmente desenvolve projetos de design gráfico e sinalização. Tem 8 anos de experiência em planejamento e execução de projetos culturais para órgãos municipais em todo o estado.

Humberto Santos Filho, MsC

Mestre em Administração pela UFBA e Doutorando em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor universitário há 17 anos e Diretor de IES há 9 anos é também especialista em Análise de Sistemas, tendo sido profissional de Informática desde 1977. É autor do livro Cultura Organizacional, uma análise crítica publicado pela Editora Memorial das Letras.

Izabel Cristina Andion Castro

Bacharel em Ciência da Computação (1977) pela UFBA, iniciou suas atividades na área de informática em 1974, trabalhando em empresas com UCSal, PRODEB, Implanta, Econômico e
ADN Tecnologia de Sistemas Ltda. Iniciou a carreira profissional desempenhando papéis em desenvolvimento de sistemas como programadora. No Econômico, especializou-se na área de Tecnologia de Sistemas com enfoque em Administração de dados e banco de dados, onde atuou como Gerente de Suporte de Banco Dados (DBA) e Gerente de Suporte ao Desenvolvimento, sendo responsável pela definição, manutenção e evolução de toda a infra-estrutura técnica destes ambientes.
Participou de diversos projetos de definição lógica e física dos bancos de dados em tecnologias variadas (ADABAS, DB2, Sybase, DMSII, Oracle e MS SQL Server). Na ADN Tecnologia de Sistema Ltda desempenhou por 5 anos e meio o papel de Gerente do Departamento de Tecnologia, atuando na gestão e consultoria a projetos de tecnologia e de planejamento da infra-estrutura de TI. Atualmente desempenha a função de professora substituta na cadeira de Administração de Sistemas de Informações na Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE) e cursa pós-graduação em Redes de Computadores na Unifacs.

Jackeline Spinola de Freitas

Graduada em Processamento de Dados e especialista em Marketing. É mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação Social/FACOM da Universidade Federal da Bahia/UFBA, onde desenvolve pesquisa sobre o comércio eletrônico na Internet, sob orientação do Dr. Claudio Cardoso. Profª do curso de Processamento de Dados da Faculdade Ruy Barbosa. Profª do Departamento de Comunicação e do Projeto Sala de aula (ensino a distância) da Faculdade de comunicação/FACOM da Universidade Federal da Bahia/UFBA.

Lívia Drummond

Graduada em Relações Públicas pela Unifacs, possui pós-graduação em Marketing Estratégico pelo CENID. Têm experiência em Planejamento Estratégico de Comunicação e Marketing, supervisão de vendas e atendimento e implementação de ações de Marketing. Já trabalhou em empresas como Correio da Bahia, Playland, UEC e atualmente trabalha na Quanta Comunicação e Eventos e presta assessoria de comunicação para empresas.

Maria Mesquita Mota Telles

Mestranda em Administração pela UFBA. Especialista em Rede de Computadores pela UFPB. Graduada em Ciência da Computação pela UFBA. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração na FTE. Professora dos cursos deBacharelado em Informática na UCSal. Áreas de interesse: tecnologia da informação; tecnologia e organizações; gestão do conhecimento; economia da tecnologia; cibercultura.

Marcos Lima, MsC

Formado em administração (UFBA), especialista em Marketing (Universität Klagenfurt, Áustria), Mestre em Gestão da Tecnologia (UFBA), Doutorando em Cibercultura (UFBA). Trabalhou em Marketing (Berlim, Alemanha), Administração Geral (ISC), Implantação e Gestão de Projetos Tecnológicos (Fórum de Tecnologia - IEL / FIEB) e coordenou os cursos de Marketing e Gestão de Negócios na Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE). Ensinou cursos de graduação e pós-graduação em Administração. Atualmente, desenvolve um modelo eletrônico de estudos de casos organizacionais (Projeto Aplicado de Novas Tecnologias para a Educação On-Line - PANTEON).

Natacha Stefanini Canesso

Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica do Paraná. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela Associação Cultural e Educacional Olga Mettig. Mestranda da Faculdade de Comunicação da UFBA com a pesquisa 'Tendências da Comunicação Organizacional no Ciberespaço'. Experiência profissional em design gráfico, assessoria de comunicação e marketing e implementação de Call Center.

Nola Sena

Mestra em Lingüística Aplicada e Ensino da Língua Inglesa pela Northeastern Illinois University, Chicago, EUA. MBA Internacional em Gestão e Marketing pelo IPAM/CEDEPE. Coordenadora do Núcleo de Comunicação e Marketing da ACBEU e professora na Unifacs nos programas Sequencial, Graduação e Pós-Graduação do curso de Letras. Atua também como consultora em metodologia, didática e planejamento estratégico para estabelecimentos educacionais nas redes pública e particular na Bahia e Sergipe.Área principal de interesse no Gente é Comunicação e Gestão no Ambiente Educacional.

Patrícia Barros Moraes

Mestrando em Comunicação, Socióloga, Especialista em Administração, atualmente leciona as discilinas de Sociologia, Metodologia Científica e Planejamento de Pesquisa. Desenvolve pesquisa no mestrado sobre Cidades Digitais.

Patrícia Freire

Mestranda em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS, pós-graduada em Planejamnto e Marketing Turístico pela Faculdade Senac de Turismo e Hotelaria de São Paulo/ Senac-Ba, graduada em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas - UNIFACS. Prêmio destaque acadêmico no Curso de Comunicação Social UNIFACS 1995. Profissional atuante nas áreas de Comunicação e Marketing e Treinamento. Docente de cursos de graduação e pós-graduação. Autora do estudo de caso "Relações Públicas: Ética e Imagem", co-autora do livro "Marketing, Gestão e Carreira: Reflexões Sobre Temas Empresariais", e autora de inúmeros artigos publicados em veículos de âmbito nacional, dentre os quais o jornal Gazeta Mercantil.

Renê Pimentel, MsC

Formado em Engenharia Mecânica (UGF/RJ), Mestre em Administração (UFBA), Aluno especial do Doutorado em Comunicação - Cibercultura (UFBA). Atuou como Gerente de Marketing na PRAXAIR e GILLETTE DO BRASIL. Coordenador do curso de Gestão de Negócios na Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE). Ensina em cursos de graduação e pós-graduação em Administração. Sócio-Diretor do INSTITUTO DE PESQUISA PAINEL BRASIL com unidades em Salvador e Rio de Janeiro.

Tássia Catarina

Jornalista (MTb/Ba 1804) graduada em Comunicação pela Facom - UFBA. Radialista (MTb/Ba 2627), com habilitação e especialização em Comunicação em Rádio e TV - Fundação Visconde Cairú e Sindicato dos Radialistas e Publicitários da Bahia. Pós-graduada em Marketing pela UNIFACS. Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas na UFBA. Diretora da Cibermídia Comunicação e Informática. Correspondente no Brasil de revistas técnicas da área de Rádio e Televisão. Ex-repórter da Rede Bandeirantes de Rádio e TV. Ex-professora substituta da graduação da Facom-UFBA.

Walter Garrido

Graduado em Educação Física pela UCSal (1988). Assessor Pedagógico do jornal A TARDE (desde 1996), Prof. de Didática e Novas Tecnologias e Ludicidade e Educação na UNEB (desde 1994). Especialista em Neuromotricidade pela UFSM (1990) e Gestão de Sistemas de Informação pela FTE (finalizo em agosto). Membro da executiva do Núcleo de Educação e Tecnologias Inteligentes - NETI/UNEB e filiado ao Comitê de Leitura e Circulação da Associação Nacional de Jornais - ANJ.

objetivos participantes modelos de Ação encontros mensais seminários lançamentos interseções seleção apresentações programas sinopses links bibliografia contatos artigos