Chope com ciência

Evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio

Quem diria que para além das revistas de divulgação científica, bares e restaurante também podem ser bons aliados na divulgação de pesquisa de cientistas? O Pint of Science- ou Chope com Ciência- uma recente inovação na área de divulgação científica que  começou em 2012 no Reino Unido, terá sua primeira edição em Salvador  nos dias 15, 16 e 17 de maio próximo. O Barravento, o Caranguejo do Porto e o RedBurguer N Bar, foram os três lugares da capital baiana escolhidos para que cientistas contem mais sobre os progressos da ciência, sobre suas pesquisas e descobertas. Nesses mesmos dias, o Pint of Science acontecerá em outros 11 países e em mais de 100 cidades.

Os nove debates se distribuem por áreas tão distintas quanto história e cultura africana, meio ambiente, filosofia, produção de cervejas artesanais, democracia digital, física moderna, jornalismo em redes digitais, artes e  epidemiologia.

O responsável por trazer este evento a Salvador é o professor e vice-diretor da Faculdade de Farmácia, Denis Soares. Ele conta que a ideia de realizar o evento na capital baiana surgiu através de uma conversa com alguns colegas Ribeirão Preto, que já haviam participado. Desde o momento que se interessou pela proposta, Denis acreditou que seria uma oportunidade muito boa para dar visibilidade aos pesquisadores baianos. “Aqui no Nordeste em geral não há muito investimento na área de pesquisa, há muitos poucos eventos científicos também, muito do que nós pesquisadores produzimos não é exposto ou divulgado. Acredito que o Pint of Science vai permitir divulgar e dar visibilidade aos cientistas baianos, além disso, vai possibilitar uma aproximação com a comunidade local”, contou Denis.

Logo ao inscrever Salvador, Denis procurou o apoio da UFBA para colaborar com a realização do evento. O reitor João Carlos Sales e a professora Mariluce Moura, da Assessoria de divulgação científica da Universidade abraçaram a ideia e desde então, a UFBA está organizando o evento. Para além deles, muitos pesquisadores de diversas áreas da Universidade estão envolvidos, vale ressaltar que  todos os pesquisadores que vão debater no evento, são professores da Universidade.

Ao tratar sobre as escolhas dos temas, Denis conta que procurou diversificar bastante as áreas justamente para abarcar um público maior. Além disso, deu prioridade à discussão de assuntos atuais e urgentes na contemporaneidade.

Mesmo antes de o evento acontecer, o vice-diretor da faculdade de farmácia já diz ter alcançado bons resultados. “Outros pessoas já estão perguntando quando vai ser a próxima edição, pesquisadores já estão pedindo para participar e sugerindo outros temas, enfim, estamos ansiosos e empolgados para essa primeira edição”, contou Denis.

O evento será aberto ao público e acontecerá simultaneamente nos três locais escolhidos. Confira a programação em Salvador!

Segunda-feira, dia 15, às 19:30

Barravento- Av. Oceânica, 814, Barra-  o reitor e professor de filosofia João Carlos Salles irá falar de filosofia.

Carangueijo do Porto- Av. Oceânica, 819, Barra-, o pesquisador Eduardo Mendes vai abordar a história ambiental da Baía de Todos os Santos.

RedBurguer N Bar-Alexandre Herculano, 45,Pituba-, a historiadora  Wlamyra Albuquerque irá discutir sobre história e cultura africana.

Terça-feira, dia 16, às 19:30,

Barravento- Av. Oceânica, 814, Barra-  o historiador da ciência Olival Freire debaterá a física moderna.

Carangueijo do Porto -,- os pesquisadores Othon Jambeiro e Wilson Gomes vão falar sobre democracia dIgital.

RedBurguer N Bar- os pesquisadores Celso Duarte C. Filho e Rodrigo Moloni Leão irão discutir a produção de cerveja artesanal

Na quarta-feira, dia 17, às 19:30

Barravento- a pesquisadora Glória Teixeira irá discutir epidemiologia, febre amarela, zika….

Carangueijo do Porto- – o pesquisador Paulo Costa Lima vai abordar a pesquisa na área de artes.

RedBurguer N Bar- a pesquisadora e diretora da FACOM Suzana Oliveira Barbosa irá debater o jornalismo em redes digitais

Saiba mais sobre o evento: http://www.edgardigital.ufba.br/?p=1636

Fonte: EdgarDigital.

Compartilhe:
  • PDF
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • LinkedIn
  • Tumblr
  • FriendFeed
  • NewsVine
  • Reddit
  • StumbleUpon
  • Diigo
  • Mixx
  • Netvibes

Deixe um comentário