Extensão

Coordenação de Extensão

Critérios para Atividades de Extensão

Definição
São consideradas atividades de extensão aquelas de caráter interdisciplinar de articulação do Ensino com a Pesquisa, e abertas ao público extra-acadêmico (Resolução 0002/96 da Câmara de Extensão, Capítulo I, Art. 1º).

Coordenação das Atividades
As atividades de extensão poderão ser coordenadas por professores, técnicos e professores aposentados, além de estudantes, desde que sob a orientação de um professor do quadro ativo (Resolução 0002/96 da Câmara de Extensão, Capítulo II, Art. 8º).

Aprovação de Projetos
O coordenador da atividade deverá submeter uma proposta à Comissão Permanente de Extensão – através do Formulário de Inscrição de Atividade de Extensão e com uma antecedência de 60 dias -, que procederá a avaliação do mérito, da pertinência e da carga horária atribuída a atividade. Após isto, caso não haja recomendações para ajustes e correções na proposta, um parecer será encaminhado para aprovação pelo Departamento, quando será alocada a carga horária no quadro de atividades.

Comissão Permanente de Extensão

A Comissão Permanente de Extensão, formada pelo Coordenador de Extensão e mais dois professores da Unidade, é responsável por avaliar o mérito, a pertinência e a carga horária atribuída a cada atividade proposta, além de elaborar os pareceres que serão encaminhados para aprovação do Departamento.

A Comissão é também responsável pela proposição das políticas de extensão,e pela análise do conjunto das atividades da unidade, de forma a identificar lacunas, deficiências e casos de sucesso, visando a melhoria permanente das ações extensionistas da Faculdade. Além disso, a Comissão efetuará o acompanhamento e a avaliação de cada atividade de extensão.

Formulários Específicos

Os seguintes formulários, de preenchimento obrigatório, formam o conjunto de instrumentos destinados à inscrição e encerramento das atividades de extensão:
- Formulário de Inscrição de Atividade de Extensão;
- Relatório de Atividade de Extensão.

Pertinência dos Projetos
As atividades de extensão propostas devem estar vinculadas às capacidades técnico-acadêmicas da Faculdade.

- – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - – - -

Núcleo Interdisciplinar de Cultura e Comunicação
Horário de Funcionamento: 8h00 às 19h00

Equipe: Carlos Alves – cjsalves@ufba.br
———–Carlos Lopes – carlos@ufba.br
———--Fátima Abreu – fabreu@ufba.br

Ciclos de Jornalismo

Atividade permanente de extensão da Facom-Ufba, que objetiva contribuir para o conhecimento de jornalismo e a aproximação da academia com o mercado de trabalho. A proposta do Ciclos de Jornalismo é enriquecer e estreitar a discussão entre academia e a prática jornalística em seus vários segmentos (designer, infografia, impressão, assessoria, mobilidade, jornais, revistas, portais, rádio, televisão etc.), através de palestras, debates e mesas-redondas. Coordenação: Lia Seixas (prof. adjunto da Facom/Ufba) e Iloma Sales (editora Mobi A TARDE)