Acadêmico

GRADUAÇÃO

O Projeto Acadêmico do Curso de Comunicação da FACOM, propõe que do primeiro ao último semestre letivo, os estudantes realizem de modo articulado, não só as disciplinas práticas e teóricas, como também uma série de atividades e disciplinas intermediárias, que buscam conectar estas dimensões através do acionamento da competência analítico-interpretativa e da capacidade ético-política. Deste modo, a grade curricular é composta por uma complexa conjunção de conteúdos relativos às linguagens, técnicas e tecnologias comunicacionais; às teorias e conceitos acionados nos estudos de comunicação; a atualidade histórico-social e às questões ético-políticas da sociedade e comunicação contemporâneas.

As disciplinas obrigatórias profissionalizantes, nomeadas como Oficinas, tem como ideia fundamental além de adequar procedimentos pedagógicos de ensino e conteúdos lecionados, permitir aos estudantes os exercícios laboratoriais, indispensáveis para uma formação qualificada. Para que se realize o caráter laboratorial pretendido, estas disciplinas contam com uma carga horária de 120 horas.

No que diz respeito ao Trabalho de Conclusão de Curso, obrigatório nos cursos de comunicação desde 1985, o Projeto Pedagógico considera ser esta experiência o “vôo solo do estudante”, já que é um momento em que ele deverá escolher a elaboração de um trabalho na qual possa articular e acionar os conhecimentos apreendidos durante a sua vivência no curso.

Outro ponto relevante no Projeto Pedagógico diz respeito ao conjunto significativo de nossas disciplinas optativas. Devido a complexidade crescente da comunicação no mundo contemporâneo, o aparecimento frequente de novas especializações demandadas pela sociedade, além da diversidade de áreas de interesses dos estudantes, a amplitude e diversidade do universo das optativas possibilita que o aluno canalize parte do seu curso para um aprofundamento que o especializa em áreas específicas da comunicação. Assim, o estudante, também torna-se sujeito da elaboração do seu currículo ou pelo menos co-responsável na elaboração deste.

Habilitações:


Jornalismo

Produção em Comunicação e Cultura

———————————————————————————————————————–

PÓS – GRADUAÇÃO

Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas

A Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (PPGCCC – Facom/UFBA) é um centro de estudo interdisciplinar e de ensino voltado para a formação e capacitação de pesquisadores, professores e profissionais de alto nível. O Programa congrega três linhas de pesquisa: Análise de produtos e linguagens da cultura mediática, Cibercultura e Comunicação e Política.

O Programa foi criado em 1989, o doutorado implantado em 1994, tendo sido avaliado pela CAPES em 2001 com o conceito 5 que o classificou como curso excelente. Professores permanentes qualificados se destacam pela participação em atividades de pesquisa e ensino, atuando nos Fóruns Acadêmicos de excelência nacionais e internacionais da área de comunicação e áreas afins.