
"...MISTÉÉÉRIO!!!"
![]()
Carybé
Carybé é um apelido antigo. Júlio o assumiu pensando que se tratava de um pássaro da fauna brasileira, mas acabou sabendo pelo amigo Rubem Braga que a palavra significava mingau de milho servido às mulheres paridas. O mestre não passou o recibo e disse entre risos, "não tem problema, eu gosto muito de mingau".
![]()
Jorge Amado
A respeito do escritor, Carybé disse que esperava, ao conhecê-lo, encontrar um mulato forte, como os personagens de sua obra, decepcionando-se ao bater-se "com um homem franzino, com um bigodinho fino".
![]()
Tecnologia
"Há muito tempo ouço falar de uma máquina que já seduziu vários amigos meus. Eu, de longe, ouvia maravilhas! Ela resolvia tudo. Com um plano ela apresentava a perspectiva de um palácio, ou de um teatro, ou de uma ponte maior que a Golden Gate, desenhava e pintava, dava soluções a problemas metafísicos.
| Não havia mais becos sem saída. Eu já vi se acenderem as luzes do Rio de Janeiro ao comando vindo da Itália de Guilherme Marconi, sem fio nenhum. Vi os homens dando pulinhos na lua, passei várias guerras, vi o implante de órgãos de defuntos que revivem dentro dos outros e até o Japão nos ganhar nas Olimpíadas de Atlanta. Sou anterior à Primeira Guerra Mundial e acredito em bruxas. Acredito em bruxarias e em coisas de magia. | ![]() |
Pensei que na minha profissão tinha trabalhado com todas as técnicas, faltava uma bobagem, pintar a fresco, a fogo, já lidei na encáustica e na cerâmica, mas sempre há um mas. Devo dar a mão à palmatória. Recebi a encomenda de desenhar figuras com vários temas: comércio, política, arte, esporte, etc., para a TV Educativa e gostei da novidade. Em teatro e cinema já transitava há muitos anos, faltava a TV. Topei. Não sabia bem para que iam servir os desenhos, mas achei bom. E aí entra a tal máquina que seduziu meus amigos. Ela engoliu os desenhos e eles começaram a se mexer, mexendo, coisa de não acreditar, mas é a pura verdade, eu vi, e desde a minha ignorância, pensei como Galileu Galilei: Expur si muove! Os bonequinhos se mexem, vocês vão ver! MISTÉÉÉRIO!!!".
![]()
Saudades
"Foi um grande amigo nosso, de toda a Bahia. Estou inteiramente desnorteada, sem poder falar." (Zélia Gattai, escritora)
"Carybé foi o verdadeiro cronista da Bahia. Criou toda uma atmosfera baiana nos seus desenhos, para enaltecer o povo, os mais humildes, pescadores, capoeiristas, prostitutas, homens das ruas. E, com isso, engrandeceu nossa terra." (Calazans Neto, artista plástico)
"Lamento profundamente a perda do grande baiano, porque ninguém foi mais baiano do que ele. Viveu intensamente a vida de um criador da beleza." (Jorge Amado, escritor)
"Foi o maior contador de história da Bahia, através de suas pinturas imortais". (Heitor Reis, diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia)
![]()
![]()