cacau.JPG (24176 bytes)

"A Saga no Sul Da Bahia" é um espaço destinado ao Internauta que busca informações especializadas, sobre a cultura baiana, neste ambiente de "multi informações". Aqui o interesse é que você navegue em busca de suas raízes, através do regionalismo. Boa Sorte aos que entram nesta  "jangadinha" grapiúna.

Grapiúna, significa: 1. Alcunha que os estrangeiros dão aos moradores da capital. ( Aurélio)                                         2. "Chegavam os estrangeiros e em pouco eram ilheenses, dos melhores, verdadeiros Grapiúnas, plantando roças" (Jorge Amado , Gabriela, Cravo e Canela, pág. 56)   3. "A desgnação tem origem tupi, sendo corruptela de igarapé-una( Igarapé, pequeno rio; Una, escuro). Ou de Igaraúna ( Igara, canoa; Una , preta). Com a queda da vogal e a contração das sílabas gara". ( História e Cultura Regional, Manoel P. Neil, Ática, 4ª Ed., pág.85)                                                                                                                                                     A história desta região esta dirtamente ligada a cultura do Cacau. História de um povo que surgiu literalmente no "meio do mato", lutou contra o poder dos "coronéis" e as "emboscadas"das pragas, numa lavoura tão manufaturada.                                                 O Cacau - Theobroma cacao- é uma fruta de origem americana, sendo o seu centro de origem , provavelmente, as dos rios Amazonas e Orinoco, oval , de 20 a 30 cm, possui uma casca rígida que envolve as amendoas, vermelho ou amarelo quando maduro, a árvore mede de 1,50 a 2m de altura, precisa de sombra para se desenvolver, o que é facilmente encontrado nas florestas tropicais, como no caso a Mata Atlantica. As amendoas são cobertas por uma poupa branca e utilizadas na obtenção do chocolate, para isto deve ser introduzida num processo de torragem inteiramente manufaturado. O Sul da Bahia, região de treze municipios , é o lugar mais propício no Brasil para o cultivo do fruto, devido o clima de chuvas de julho a setembro e sol durante todo o ano conjuntamente com a umidade alta.                                                                                   Teve suas primeiras mudas introduzidas no Brasil por volta de 1750. No início seu cultivo era apenas paisagístico, pois demonstrava bom gosto ter uma árvore tão frondosa , de frutos coloridos e grandes no quintal de casa. O cultivo deu tão certo que as cidades próximas a Mata Atlântica, localização proeminente do cacaueiro, foram construídas com a riquesa monetária e cultural desta lavoura.

Nas próximas páginas você e sua "jangadinha" irão conhecer mais um pouco desta história.                                                                                                                                     .

A Construção O Auge Figura de Alceu Polvora Álbum
A Construção O Auge A Realidade Álbum

Informações Gerais Vânia Lima;( mattmc@ufba.br)
copyright© 1998- COM 024 / FACOM / UFBA